A indenização por dano moral é tema recorrente na sociedade contemporânea. Em resumo, o dano moral é aquele que ultrapassa o mero aborrecimento, a ponto de causar na vítima um abalo psicológico.
Para evitar que condutas que causem danos morais continuem a ocorrer e para ressarcir a vítima pelos prejuízos, é comum o ajuizamento de ações indenizatórias por danos morais.
Para fixação do valor da indenização por dano moral, é necessária a avaliação do caso concreto e a utilização de critérios que foram fixados pelos Tribunais. Para a correta valoração do dano, devem ser levados em consideração diversos fatores, tais como a gravidade dos fatos, os valores fixados em outros processos semelhantes e o porte econômico do causador do dano.
Como não é uma ciência exata, a indenização por dano moral deve ser examinada por um advogado que, tendo familiaridade com o tema envolvido e com a jurisprudência dominante sobre a matéria, poderá confirmar se o ocorrido é passível de indenização e informar qual o valor que entende razoável para a propositura da ação.