Por meio da venda com crediário próprio, empresas podem conquistar e reter clientes.
Porém esta modalidade de venda oferece grandes riscos ao estabelecimento. Assim, recomendamos os seguintes cuidados:
1 – Consulte o cliente junto aos órgãos de proteção ao crédito:
Analise o score e eventuais inadimplências anteriores;
2 – Faça a gestão das compras deste cliente:
Estabeleça um limite para as compras pelo crediário e evite conceder novos créditos a quem estiver inadimplente com parcelas anteriores.
3 – Tenha o cadastro do cliente e formalize os documentos necessários:
Colha os dados e formalize com o cliente os documentos que possibilitem a cobrança judicial da dívida, em caso de necessidade.
4 – Terceirize a cobrança de clientes inadimplentes:
Um escritório especializado em cobranças tem os conhecimentos e as ferramentas necessárias, para tornar a recuperação de crédito de inadimplentes mais efetiva e com menores riscos.
5 – Cuidado com o caixa da sua empresa:
A diferença entre os prazos para pagamentos na aquisição dos produtos e os dos recebimentos com as vendas, deverá ser suportada pelo caixa da empresa, por isso analise a capacidade desse para estabelecer o modo como ocorrerão as vendas no crediário.